Acessar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me

História do colégio

Colégio Santa Virginia nasce inspirado por cinco séculos de experiência educativa e 34 anos de prática pedagógica

 

Santa Virginia, a Santa Educadora do século 17, dará nome agora ao Colégio Carlos Brunetti, fundado em 1983 pela Congregação Filhas de Nossa Senhora de Monte Calvário, de orientação católica. “Acalentamos esse sonho por muito tempo”, explica a diretora do Colégio, Irmã Maria Rosária. “Esse projeto ganhou ainda mais força com a santificação de Virginia Centurione Bracelli, a Santa Virginia, pelo Papa João Paulo II em 2003”.

Carlos Brunetti foi um respeitado médico com o qual as irmãs da Congregação Filhas de Nossa Senhora de Monte Calvário já trabalhavam, em São Paulo, no Hospital São José do Brás, hoje Hospital Santa Virginia. Para homenageá-lo, as diretoras deram em 1983 o seu nome ao Colégio que então nascia.

“Construímos uma excelente reputação para o Colégio Carlos Brunetti”, conta a Irmã Maria Rosária. “Iremos a partir de agora aprofundar nossa rica experiência pedagógica e espiritual adotando o nome de Colégio Santa Virginia”, explica. “É o nosso modo de agradecer a Santa Virginia por seus ensinamentos e de permanecer sob a sua inspiração direta”.


O que vai mudar agora?

Com o novo nome, o propósito principal da Direção do Colégio é investir cada vez mais na qualificação da equipe pedagógica, no aprimoramento de toda a equipe da escola e no aperfeiçoamento do projeto pedagógico. “Faremos um Colégio ainda melhor, com o mesmo acolhimento, a mesma atenção a cada aluno em particular e o mesmo estímulo ao desenvolvimento de cada um”.

O Colégio Santa Virginia vai manter a mesma equipe de professores e funcionários do Colégio Carlos Brunetti. “Vamos fazer mudanças de forma gradual, sempre para melhorar o atendimento aos alunos e suas famílias”.

O novo colégio terá, naturalmente, um novo website – bonito, moderno e sempre atualizado. E irá utilizar as mais modernas ferramentas de comunicação com o mundo e, especialmente, com a sua comunidade.

“Precisamos estar em sintonia com as redes sociais e com as novas tecnologias”, explica a diretora Irmã Maria Rosária. “O mundo está exigindo isso de nós”. A diretora quer abrir esse novo mundo aos alunos para que eles possam aproveitar tudo com muito respeito e responsabilidade.

Irmã Maria Rosária espera da comunidade escolar, formada por alunos, suas famílias, professores e funcionários, o mais amplo apoio ao novo Colégio Santa Virginia. “Nascemos agora, mas temos uma experiência educativa de cinco séculos e mais 34 anos de prática pedagógica através do Carlos Brunetti”, informa a diretora.

 

O começo de tudo

No ano de 1955, a Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, adquiriu uma chácara na colônia que fazia parte da fazenda Caaguassú, propriedade da Companhia Comercial Pastoril e Agrícola de São Paulo, situada na Estrada F, n.º 72, atualmente Rua Hirovo Kaminobo, 1061-A.

Tempos depois, uma comunidade de Irmãs da referida congregação se fixou na região quase completamente inabitada, cercada de mata por todos os lados, lugar muito agradável e repousante.

As Irmãs começaram um trabalho em prol das pessoas carentes da região e abriram um ambulatório, cujo nome era “AMBULATÓRIO SÃO CARLOS BORROMEU”. Depois as Irmãs deram início a uma pequena obra social “CARLOS BRUNETTI” com atendimento médico e dentário, uma creche, cursos de corte e costura e outros trabalhos manuais para senhoras. Ainda mantinham serviço religioso com catequese para diversas idades.

Embora o local fosse tão pouco habitado as Irmãs na época sonhavam também com uma escola, então aumentaram o prédio existente, construindo algumas salas de aula e a capela.
 
Em 1983 implantavam a própria escola, cujo nome foi dado em homenagem ao professor Dr. Carlos Brunetti, com o qual as irmãs da Congregação Filhas de Nossa do Monte Calvário - já trabalhavam no Hospital São José do Brás, hoje Hospital Santa Virginia.

 

 

Mais visitados

  • Estrutura
    Estrutura O Colégio Santa Virginia está localizado em uma das maiores áreas…
  • Período Integral
    Período Integral O Colégio Santa Virginia atento à necessidade de várias famílias, onde…
  • Educação Infantil
    Educação Infantil A Educação Infantil é fase de descobertas. No Colégio Santa Virginia,…
  • História do colégio
    História do colégio Colégio Santa Virginia nasce inspirado por cinco séculos de experiência educativa…
Julho 20, 2019