Nossa Historia

CONHEÇA NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA, ESTRUTURA E MUITO MAIS!!!

Colégio Santa Virginia nasce inspirado por cinco séculos de experiência educativa e 34 anos de prática pedagógica

Santa Virginia, a Santa Educadora do século 17, dará nome agora ao Colégio Carlos Brunetti, fundado em 1983 pela Congregação Filhas de Nossa Senhora de Monte Calvário, de orientação católica. “Acalentamos esse sonho por muito tempo”, explica a diretora do Colégio, Irmã Maria Rosária. “Esse projeto ganhou ainda mais força com a santificação de Virginia Centurione Bracelli, a Santa Virginia, pelo Papa João Paulo II em 2003”.Construímos uma excelente reputação para o Colégio Carlos Brunetti Iremos a partir de agora aprofundar nossa rica experiência pedagógica e espiritual adotando o nome de Colégio Santa Virginia”, explica. “É o nosso modo de agradecer a Santa Virginia por seus ensinamentos e de permanecer sob a sua inspiração direta”.

O começo de tudo

No ano de 1955, a Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, adquiriu uma chácara na colônia que fazia parte da fazenda Caaguassú, propriedade da Companhia Comercial Pastoril e Agrícola de São Paulo, situada na Estrada F, n.º 72, atualmente Rua Hirovo Kaminobo, 1061-A.
Tempos depois, uma comunidade de Irmãs da referida congregação se fixou na região quase completamente inabitada, cercada de mata por todos os lados, lugar muito agradável e repousante.
As Irmãs começaram um trabalho em prol das pessoas carentes da região e abriram um ambulatório, cujo nome era “AMBULATÓRIO SÃO CARLOS BORROMEU”. Depois as Irmãs deram início a uma pequena obra social “CARLOS BRUNETTI” com atendimento médico e dentário, uma creche, cursos de corte e costura e outros trabalhos manuais para senhoras. Ainda mantinham serviço religioso com catequese para diversas idades.
Embora o local fosse tão pouco habitado as Irmãs na época sonhavam também com uma escola, então aumentaram o prédio existente, construindo algumas salas de aula e a capela.
Em 1983 implantavam a própria escola, cujo nome foi dado em homenagem ao professor Dr. Carlos Brunetti, com o qual as irmãs da Congregação Filhas de Nossa do Monte Calvário - já trabalhavam no Hospital São José do Brás, hoje Hospital Santa Virginia.